segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO BÁSICO DO CORPO HUMANO




O objetivo deste capítulo é mostrar o essencial no que diz respeito ao corpo humano.
Certamente não iremos falar sobre Células ou moléculas. Mais sim mostrar a forma de divisão do corpo, localização e o nome de órgãos, ossos e vasos sanguíneos. Com este tipo de conhecimento certamente você terá melhores condições de ajudar outra pessoa, e na hora de passar as informações para o médico, estas serão mais corretas e objetivas, falando não só da localização e do tipo de lesão como também relatando os dados com maior exatidão para um atendimento mais eficiente.



ANATOMIA


É o ramo da ciência destinada ao estudo do corpo humano e a relação entre os seus órgãos.



DIVISÃO DO CORPO HUMANO


O corpo humano é dividido em três partes distintas, Cabeça, Tronco e Membros.

Temos ainda o maior órgão do corpo humano que reveste as três partes citadas que é o


SISTEMA TEGUMENTAR

(Pele e Anexos)


É um órgão que reveste toda a superfície corporal juntamente com os seus anexos (Pele, Pêlos e Unhas que são uma ramificação da Epiderme) é o maior órgão do corpo humano.
A pele é dividida em três partes, Epiderme, Derme e Tela Subcutânea. Aloja em seu interior os capilares, Glândulas Sudoríparas, Folículos Pilosos, Glândulas Sebáceas e os Terminais Nervosos.
É o maior e mais pesado órgão do corpo humano, com aproximadamente três (3) Kg, consome em média um terço da circulação sanguínea do ser humano. É um órgão com grande poder de regeneração.
Este órgão em conjunto com os seus anexos tem uma função primordial, que é revestir e proteger todo o corpo humano, formando uma barreira altamente eficaz, evitando possíveis invasões de microorganismos, impedindo perdas calóricas controlando com imensa precisão a temperatura corporal independente das variações climáticas. Controla a perda de água e a possível entrada da mesma, filtrando também grande parte dos Raios ultravioleta.
O sistema Tegumentar é considerado o maior receptor sensorial de todo o corpo, atuando de forma única capta o toque, dor, calor, frio e a pressão.   

CABEÇA

A cabeça é dividida em duas partes.


  • Crânio (caixa craniana) – É a parte superior da cabeça que contêm em seu interior o encéfalo (cérebro).


  • Face (rosto) – É o local que abriga grande parte dos órgãos dos sentidos como visão, audição, olfato e paladar. Contém ainda as extremidades iniciais do aparelho respiratório e do aparelho digestório, o nariz e a boca, respectivamente.  


                      



TRONCO

O tronco é dividido em quatro partes.

   

  • Pescoço – Tem como suporte alguns músculos e parte da coluna. Abriga em seu interior veias e artérias de grande importância para a irrigação do cérebro, juntamente com a face, abriga as vias aéreas superiores e parte inicial do aparelho digestório.


  • Tórax – (Peito) – É formado por uma grande estrutura óssea e muscular, abriga em seu interior as vias aéreas inferiores, esôfago, coração, pulmões e os grandes vasos, artérias e veias que irrigam todo o corpo e estão ligados ao coração e pulmões alem de grande parte da coluna (C. Dorsal).


  • Abdômen (barriga e quadril) – É separado do tórax pelo diafragma e contém em seu interior os grandes vasos e órgãos do aparelho digestório. Na parte posterior temos músculos, parte da coluna (C. Lombar) e os ossos da pelve, na parte anterior encontra-se uma forte camada muscular e em seu interior podemos encontrar o Estômago, Rins, Fígado e o início do Intestino.


  • Pelve - (bacia) – Liga o abdômen aos membros inferiores e é formado pelo osso Ilíaco e a parte final da coluna, contém em seu interior parte do aparelho digestório (Intestino), urinário e o órgão reprodutor masculino ou feminino.





MEMBROS

O corpo humano possui dois pares de membros.


  • Membros superiores – São formados pelo ombro ou cintura escapular, braço, antebraço e mão.

  • Membros inferiores – São formados pelo quadril ou cintura pélvica, coxa, perna e pé.

                                            


SISTEMA NERVOSO


O sistema nervoso é distribuído por todos os tecidos e órgão do corpo humano, pois ele é responsável pela captação de todos os estímulos, sendo também a base fundamental de todas as atividades comportamentais do ser humano, ele é dividido em duas partes.


  • Sistema nervoso central – Composto pelo encéfalo, que se localiza dentro da caixa craniana, e a medula espinhal, que fica dentro da coluna vertebral (medula = cordão de nervos).


  • Sistema nervoso periférico – Composto por 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula espinhal e de 12 pares de nervos cranianos.

Obs. – Raquidianos (medula espinhal)
         - Cranianos (crânio)            



APARELHO RESPIRATÓRIO

                                      O aparelho ou sistema respiratório é composto por:


  • Vias aéreas superiores – Formada pelo nariz, boca, faringe e laringe.


  • Vias aéreas inferiores – Formada pela traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.


          Obs. Vias aéreas são os canais de entrada e saída de ar. 




SISTEMA CIRCULATÓRIO

















O sistema circulatório e composto por:

  • Coração – A sua função é bombear o sangue que se encontra em seu interior. O sangue oxigenado vindo dos Pulmões é bombeado para todo o corpo e o sangue venoso vindo de todo o corpo é bombeado para os pulmões.


  • Artérias – São os vasos que têm como função levar para todo o corpo, sangue rico em oxigênio e vitaminas (cor vermelho vivo).


  • Veias – São os vasos que têm como função levar o sangue rico em gás carbônico (cor escura) para o coração, onde será encaminhado para os pulmões, efetuando a troca gasosa.

  • Capilares – Tem como função repassar para as células o oxigênio e os nutrientes, além de receber os detritos e o gás carbônico.       



TIPOS DE CIRCULAÇÃO


  • Grande Circulação – Tem a função de levar, do coração, o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as regiões do corpo através das artérias e trazer de volta para o coração o sangue rico em gás carbônico, através das veias.


  • Pequena Circulação – Leva do coração para os pulmões o sangue rico em gás carbônico, onde irá efetuar-se a troca gasosa. E leva dos pulmões para o coração o sangue rico em oxigênio, que será distribuído para todo o corpo pela grande circulação.  



TIPOS DE SANGUE

  • Sangue Venoso – É encontrado nas veias e é um sangue de cor escura e grosso, em uma hemorragia ele sai de forma lenta e continua e tem facilidade em se coagular por ser um sangue grosso.


  • Sangue Arterial – É encontrado nas artérias, é um sangue vermelho vivo, em uma hemorragia ele sai em forma de jato (esguicho). De acordo com os batimentos do coração por ser um sangue limpo a sua coagulação e mais difícil.    



APARELHO DIGESTÓRIO


É formado por um conjunto de órgãos que tem como função a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes neles contidos.

A digestão é efetuada em dois processos: Mecânico e Químico.



  • Processo Mecânico – É composto pela mastigação, deglutição (engolir) e a peristalse (ondas propulsivas que ocorrem em todos os níveis do tubo digestório, desde o esôfago até o intestino reto).


  • Processo Químico – São vários os tipos, e são realizados inicialmente pela saliva, pelo ácido gástrico e por inúmeras enzimas que são produzidas pela mucosa do estômago, intestino delgado e as glândulas acessórias.  

  

COMPOSIÇÃO DO APARELHO DIGESTÓRIO


  • Boca – Responsável pela quebra inicial dos alimentos e a mistura formando o bolo alimentar, como primeiro componente químico temos a saliva. - (face) 


  • Faringe – Participa do processo de deglutição. – (pescoço)


  • Esôfago – Tubo responsável pela condução do bolo alimentar até o estômago. (tórax)


  • Estômago – Contém paredes musculares, elásticas e potentes; promove a homogeneização do bolo alimentar com outros ácidos. – (Abdômen)


  • Intestino Delgado – O duodeno é a sua primeira parte e recebe o bolo alimentar do estômago; jejuno e íleo além de participarem da digestão química são os maiores responsáveis pela absorção dos nutrientes e água contidos nos alimentos. – (abdômen e quadril)


  • Intestino Grosso – Além da absorção de nutrientes é o maior responsável pelo armazenamento e expulsão dos resíduos da digestão. Ceco, Colo Ascendente, Colo Transverso, Colo Descendente, Colo Sigmóide e o Reto que é a sua parte final - (abdômen e quadril).

  • Ânus – Parte final do aparelho digestório, local de expulsão de todos os resíduos. (quadril)
Obs. O Apêndice Cecal se origina do ceco e não tem uma função definida.  


  • Fígado – Localizado no lado direito do abdômen, possui inúmeras funções, é um órgão volumoso e macio. – (abdômen)


    Obs. Todo o sangue venoso, oriundo dos órgãos digestórios intra-abdominais, antes de ir para a veia cava, passa por ele (Fígado), para ser filtrado.


  • Vesícula Biliar – Localizada abaixo do fígado tem como função armazenar a bile. (abdômen)


  • Pâncreas – Responsável pela produção de várias enzimas digestivas que formam o suco pancreático. (abdômen)


     Obs. É também a glândula endócrina responsável pelos hormônios reguladores da taxa de açúcar no sangue (insulina e glucagon).


  • Baço – Embora não faça parte do aparelho digestório, está anatomicamente ligado a ele. (abdômen)




APARELHO URINÁRIO



É composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Tem como função principal a filtragem de todo o sangue do organismo. Após todo este processo, os resíduos são eliminados pela uretra através da urina.



APARELHO REPRODUTOR MASCULINO


  • Testículos – São responsáveis pela produção dos espermatozoides e hormônios masculinos.


  • Vias Espermáticas – Epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra.


  • Glândulas Acessórias – São as vesículas seminais, próstata, glândulas, bulbo, uretra e as glândulas uretrais. (função) Produzem o líquido seminal que ao se juntar aos espermatozoides produzem o esperma.


  • Pênis – É o órgão copulador.   











APARELHO REPRODUTOR FEMININO






  • Ovários – Produzem e armazenam as células reprodutoras femininas, além dos hormônios sexuais femininos.

  • Tubas Uterinas – Órgão tubular onde ocorre a fecundação dos óvulos e o seu lançamento para o útero.


  • Útero – Órgão oco, muscular (elástico), com o tamanho e forma de uma pêra, localiza-se na pelve. A parede do útero é o local onde se aloja o óvulo já fecundado.

  • Vagina – Órgão copulador feminino – recebe o esperma.


  • Vulva – Órgão genital externo feminino – recobre a abertura vaginal.



Obs. Tanto o aparelho reprodutor masculino quanto o feminino estão localizados no quadril.    




OS OSSOS E SUAS FUNÇÕES

O corpo humano e constituído por 206 ossos que têm como função básica a sustentação, postura dando a forma do corpo, proteção de diversos órgãos além de ter em seu interior a camada medular responsável pela produção das hemácias, plaquetas e alguns leucócitos que irão dar origem ao sangue humano.


ESQUELETO




O esqueleto se divide em duas partes:

  • AXIAL – Cabeça e tronco.
  • APENDICULAR – Membros e cinturas de ligação.



As cinturas (articulações) são ligadas ao tronco:

v   Cintura Escapular = Ombro.

v   Cintura Pélvica = Quadril




              AXIAL                                                                   APENDICULAR

                                   



OSSOS DA CABEÇA


  • Crânio – Frontal, Parietais, Temporal, Esfenóide e Occipital (formam a caixa craniana).

  • Face – Lacrimal, Zigomáticos, Nasais, Vômer, Palatino, Maxilar e Mandíbula (único osso móvel da face).   




OSSOS DO TRONCO

(Tórax, Abdômen e Cintura Pélvica)



COLUNA VERTEBRAL


Ø  Coluna vertebral – Formada por 33 ossos que se dividem em 5 (cinco) regiões.


Ø  A primeira região e chamada de Cervical, contem Sete (7) vértebras, que são identificadas pela letra C = a Cervical e o numero correspondente; a primeira – C.1 é chamada de Atlas a segunda – C.2 é chamada de Axis, em seguida temos a C.3, C.4, C.5, C.6 e C7.


Ø  A segunda região é chamada de Torácica ou dorsal,= (T = Torácica) contém doze (12) vértebras; T.1, T.2, T.3 T.4, T.5, T.6, T.7, T.8, T.9, T.10, T.11 e T.12.
Ø  A terceira região chamada de Lombar, (L = Lombar) contém cinco (5) vértebras; L.1, L.2, L.3, L.4 e L.5.


Ø   A quarta região chamada de Sacral, contém cinco (5) vértebras unidas.


Ø  A quinta região Coccígena ou (coccígea), contém quatro (4) vértebras unidas.



Obs. região Sacral e a Coccígena ou (coccígea) têm todas as suas vértebras fundidas (unidas) entre si. 





TÓRAX


  • Caixa Torácica – É composta por doze (12) pares de costelas ligadas pela parte posterior a coluna, e somente dez (10) destas são ligadas a parte anterior, o osso externo.


Divisão

- Os sete (7) primeiros pares de costelas são chamados de verdadeiras, pois, são ligadas diretamente ao osso externo através de uma cartilagem que auxilia no lacre desta caixa.

- Do oitavo (8°) ao décimo (10°) par de costelas, são chamadas de falsas, pois são ligadas apenas as cartilagens que ligam as costelas verdadeiras ao osso externo.

- Os dois (2) últimos pares são chamados de flutuantes, pois são ligadas apenas a coluna.

                                                                    



OSSOS DOS MEMBROS

  • Membros superiores – Formados pelos ombros, braços, antebraços e mãos. A região do ombro é formada pela clavícula, escápula (antes chamada de omoplata) e o úmero que formam a Cintura Escapular. O braço é formado pelo úmero, o antebraço é formado pelo rádio e a ulna (antes chamada de cúbto) que se ligam a mão, que é constituída por três (3) grupos diferentes de ossos que são: o carpo, metacarpo e falanges mais conhecidos como dedos.

  • Membros inferiores – São formados por um par de ossos chamado ilíaco, que juntamente com o sacro, o cóccix e o fêmur formam a cintura pélvica (bacia). Na coxa encontramos o fêmur, em seguida temos a patela (rótula), e na perna temos a tíbia na parte interna e a fíbula (antes conhecida como perônio) na parte externa que se liga ao pé que é formado por três partes distintas o tarso o metatarso e as falanges (dedos).     

Sianto

Um comentário: